Conheça a Trilha da Boa Paz em Itacaré, Bahia

Conhecer a Mata Atlântica, proteger os remanescentes florestais e vivenciar o surgimento da fauna e flora da região, essa é a proposta da Trilha Boa Paz.

A Trilha Boa Paz tem uma área de mais de 2.500.000.00m² de mata atlântica preservada, rios, cachoeira de água mineral, reserva incomparável de mata atlântica e o contato direto com a mãe natureza. É um passeio imperdível para quem vem a Itacaré, com duração em torno de 3 horas, partindo de qualquer hotel ou pousada da cidade. “São mais de 450 espécies nativas por hectare”. (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – UNESCO).

Durante 500 anos a Mata Atlântica propiciou lucro fácil ao homem. Madeiras, orquídeas, corantes, papagaios, ouroe muito mais serviram ao enriquecimento de alguns, além das próprias queimadas que deram lugar a uma agricultura imprudente e insustentável. A Mata Atlântica é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país.

História

Sr. Urbano Limeira chegou a Itacaré em meados de 1943, preservou a mata nativa, protegeu de ameaças de madeireiros e manteve muitas espécies longe da exploração comercial e predatória. A Trilha Boa Paz era a única estrada da Fazenda, um circuito que percorria quase toda a propriedade e levava-o ao centro da Mata Atlântica. Onde ele podia contemplar o capricho da mãe natureza.
Entre tantas espécies de árvores existentes na Fazenda Boa Paz, havia uma em especial que lhe chamava a atenção. O Pequi Verdadeiro (Cariocar edule). Esta árvore era a mais velha da Fazenda com mais de 500 anos e realmente lhe provocava algo estranho e bom quando ele a tocava, era quase sobrenatural, a energia que ela lhe passava dava-lhe força, coragem, saúde e determinação.

Depois de muitos anos ele percebeu que a energia que ela lhe traz é vital para sua saúde. Hoje com mais de 82 anos ele vem à Fazenda só para vê-la, percorre os 5 km da Trilha Boa Paz só para tocá-la por, os dois estão sempre juntos, árvore e homem são inseparáveis.

Hoje, Sr. Urbano Limeira sente-se orgulhoso em receber visitantes de diversas partes do mundo, que vivenciam junto com ele, esse forte vínculo com a mãe natureza. Divide com todos os visitantes esta particularidade com o Pequi Verdadeiro, porém, não aceita que sejam depositadas quaisquer espécies de objetos ao seu redor e que não lhe seja tirada nenhuma folha, sementes ou pedaço de seu caule.

Para tocá-lo, a pessoa deverá entender de que valores financeiros não fazem parte dessa energia. Feche os olhos, ponha-se em silêncio e toque-o com as duas mãos, liberte-se de pensamentos insanos, ouça o som da natureza e mergulhe em seu interior.

Você notará uma leve pressão sobre suas mãos, note que a verdadeira paz interior que cada um possui dentro de si é capaz de transformar qualquer mal em bem, qualquer fraqueza em força e qualquer medo em coragem, depois disso veja que nossa vida é apenas uma pequena passagem pela natureza e que a melhor forma de viver é conservando-a e preservando-a, assim poderemos viver em harmonia com a Mãe Natureza e ter Paz, tenham um bom passeio e uma Boa Paz.


Este artigo é um resgate da história do Sr. Urbano Limeira e da Trailha da Paz, um lugar onde o Sr. Limeira protegeu nada menos que 250 hectares de matas virgens da Bahia.

 

Avisos Legais sobre Pacotes de Viagens e Produtos Turísticos

  • O MercadoViagens.com não se responsabiliza por conteúdo gerado por terceiros. Lei 12.965/2014 Arts. 18 e 19.
  • Pacotes turísticos, roteiros e viagens são publicados por usuários não vinculados ao MercadoViagens.com
  • Todas as informações, imagens, ofertas e tarifas dos pacotes de viagens são de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • O MercadoViagens.com não intermedia ou participa de qualquer etapa das negociações entre anunciantes e clientes.
  • O licenciamento de eventuais fotos e textos de autoria de terceiros é de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • Tarifas turísticas sujeitas a disponibilidade e câmbio turismo. Consulte sua operadora turística. Pacotes turísticos sujeitos a disponibilidade.