Restaurante Guadalupe: A melhor casa Mexicana de Santos, SP

É sempre difícil empregar superlativos quando falamos de arte, em especial a culinária. Afinal, não existe competição entre artistas; pelo menos não oficialmente. Eis que, após conhecer o Restaurante Guadalupe de Santos(SP), saí de lá convencido de que havia estado no melhor restaurante Mexicano desta charmosa Cidade.

Desde minha infância sou fã da Comida Mexicana. Exercitando aquele que é um dos hobbies prediletos da humanidade, comer, o México é responsável por vários quilinhos à mais que acumulei, muito prazerosamente, ao longo dos anos. Portanto, após vários dias matando a saudade dos frutos do mar, não demorou para que encontrassemos uma boa comida Mexicana para variar um pouco o cardápio.

Confesso que não chegamos sozinhos ao destino deste post. Amigos locais prontamente nos convidaram para conhecermos o Guadalupe, e a propaganda informal que ouvimos não deixava para menos: iriamos conhecer melhor comida Mexicana da Cidade!

Em uma rua tranquila, a poucos quarteirões da praia do badalado Terceiro Canal, encontramos finos restaurantes de diversas especialidades, entre elas a cozinha Italiana, Chinesa, Japonesa e, vizinho ao restaurante objeto deste post, um animado barzinho Brasileiro.

Caminhando alguns poucos passos do estacionamento privativo vizinho, finalmente chegamos ao Guadalupe.

Lá, recebemos as boas vindas do Sr. Ancelmo Ferreira quem, no auge da juventude aos 86 anos de idade, ajuda o neto Mario Cesar a administrar a casa quando este encontra-se em São Paulo. Português de Redinha, nas proximidades de Pombal, Ancelmo adotou com muito carinho a cidade de Santos como seu novo lar.

Longe da Península Ibérica, e há apenas 7 anos, Mário Cesar Rebelo idealizou um restaurante temático especializado em comida Mexicana. Frustrado com a inexistência de outra opção em Santos, abriu o primeiro restaurante Mexicano da Cidade e colocou o mesmo sob carinhoso olhar e proteção da Virgem de Guadalupe, Padroeira do México.

Dedicado, buscou nas casas mais conceituadas de São Paulo e de outras capitais do Brasil o parâmetro para buscar superar na sua casa Mexicana em Santos. Receitas originais, sabor autêntico, material de primeira e muito cuidado com todos os detalhes logo tornaram a casa conhecida na região.

Enquanto casais se perdiam à luz de velas na varanda, um animado grupo confraternizava no piso superior, em ambiente acusticamente isolado onde o DJ é quem manda. É pra lá que vamos! Pergunto à Dani, mertre e fiel escudeira de Mário na coordenação da casa, qual drink Mexicano recomendava. Antes que pudesse levantar o cardápio, ela já havia sinalizado ao barman un Mojito para este señor! Arriba!

Porções de tortillas de milho logo chegam, sinalizando que os mais diversos “dips” já estão a caminho! Guacamole, pico de gallo, frijoles con queso y chili, muito bem vindos, logo invadem a mesa e são prontamente atacados por todos.

Desde já, aviso que o Guadalupe faz jús à fama de fartura nas porções servidas em Santos. “Não existe porção pequena nesta cidade?!”, ouvimos certo dia em um restaurante na praia!

Acredite, UM burrito serve duas pessoas. No entanto, queria experimentar mais pratos variados – e, se possível, menores. Difícil! O jeito é pedir ajuda a todos da mesa. A sugestão foi um Nachos Supreme, cujo nome não gerou falsas esperanças; realmente a coisa é divina.

O que é bom dura pouco, e logo chegou a hora de retornarmos ao Cerrado. A saudade já nos convida de volta ao Litoral Paulista, e lá já é certo nosso retorno ao Guadalupe!

Onde fica?
Rua Tolentino Filgueiras, 81 (Abrir Mapa no Google)
Gonzaga, Santos – SP
Tel: (13) 3289-5400
www.guadalupesantos.com.br

 

Avisos Legais sobre Pacotes de Viagens e Produtos Turísticos

  • O MercadoViagens.com não se responsabiliza por conteúdo gerado por terceiros. Lei 12.965/2014 Arts. 18 e 19.
  • Pacotes turísticos, roteiros e viagens são publicados por usuários não vinculados ao MercadoViagens.com
  • Todas as informações, imagens, ofertas e tarifas dos pacotes de viagens são de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • O MercadoViagens.com não intermedia ou participa de qualquer etapa das negociações entre anunciantes e clientes.
  • O licenciamento de eventuais fotos e textos de autoria de terceiros é de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • Tarifas turísticas sujeitas a disponibilidade e câmbio turismo. Consulte sua operadora turística. Pacotes turísticos sujeitos a disponibilidade.