As misteriosas torres inclinadas na Itália

Torre de Pisa

Torre de Pisa, quem nunca ouviu falar nela ? A Torre torta, que nunca cai, mas que a impresão que todos tem ao se aproximar dela é de que a qualquer minuto despencará… A Torre de Pisa esta na Itália, próxima à bela cidade de Firenze …. ou Florença.

Segundo a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Pisa):

“A Torre de Pisa, que começou a ser construída em 1174, foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, em razão de um afundamento do terreno. Tentou-se compensar a falha fazendo os outros andares um pouco maiores do lado mais baixo. Só que a estrutura afundou ainda mais pelo excesso de peso. A torre acabou de ser erguida, inclinada, em 1350, atingindo 56 metros de altura.

Hoje sua inclinação chega a cinco graus (ela aumenta uma média de 20 milímetros por ano). Estava fechada ao público desde 7 de Janeiro de 1990. Um trabalho na base conseguiu diminuir a inclinação em 1,3 centímetro. Nesse ritmo será recuperada em 2250. A visitação foi reaberta na data de 15 de dezembro de 2001. Em determinadas épocas se pode subir de noite e ter uma bela visão da Praça dos Milagres onde está a torre.”

Pisa 2

As Torres de Bologna, muitos ainda não conhecem, não são tão clássicas e mundialmente famosas como Pisa, mas o que já viram foto ou visitaram pessoalmente provavelmente tiveram a mesma impressão … como que ela se sustenta sendo tão torta e tão pesada ? A impressão que temos é a de que a torre é mais torta e mais pesada que a Torre de Pisa, que é muito mais famosa …

A torre mais alta possui 97,2 metros de altura, e é nomeada a “Torre degli Asinelli”, sua pendencia é de quase 2,5 metros! A sua construçao foi iniciada em 1109 e no seculo XIV foi utilizada como prisao. A torre menor, nomeada”Garisenda”, foi construida no mesmo periodo da “Torre degli Asinelli”, porém, foi rebaixada dois seculos e meio depois por medidas de segurança. Não sabemos sua altura original.

bologna 2bologna

A explicação física para a sustentação de ambas existe e convence pois estão lá, bem posicionadas a séculos … mas a impressão é sempre a mesma … a curiosidade sempre existe e as dúvidas prevalecem !

É curioso, lindo e emocionante estar perto das 2, ou melhor, das 3 , pois a Torre de Bologna é gemea !

bologna 3

 

Avisos Legais sobre Pacotes de Viagens e Produtos Turísticos

  • O MercadoViagens.com não se responsabiliza por conteúdo gerado por terceiros. Lei 12.965/2014 Arts. 18 e 19.
  • Pacotes turísticos, roteiros e viagens são publicados por usuários não vinculados ao MercadoViagens.com
  • Todas as informações, imagens, ofertas e tarifas dos pacotes de viagens são de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • O MercadoViagens.com não intermedia ou participa de qualquer etapa das negociações entre anunciantes e clientes.
  • O licenciamento de eventuais fotos e textos de autoria de terceiros é de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • Tarifas turísticas sujeitas a disponibilidade e câmbio turismo. Consulte sua operadora turística. Pacotes turísticos sujeitos a disponibilidade.