Sejam bem Vindos
A pousada Bons Ventos é composta por 30 suites, assim distribuidas:
10 apartamentos com:
* TV e ventilador.
20 apartamanetos com:
* TV;
* Ar condicionado;
* Frigobar.
bonsventos@pousadabonsventos.com.br
www.pousadabonsventos.com.br
MISSÃO: Proporcionar o conforto necessário para que você sinta-se em casa, na terra dos bons ventos.
Antigo centro comercial e exportador de charque, Aracati é indiscutivelmente o maior sítio histórico do período colonial daquilo que fora antes a capitania do Siará-Grande. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a Casa-da-câmara e cadeia, os imponentes sobrados como o do Barão do Aracati (hoje Museu Jaguaribano), as demais capelas, igrejas e até as ruínas de uma antiga oficina de charque (feitoria ou casa de beneficiar carne) com o aspecto de uma casa-grande-fazendeira (logradouro conhecido popularmente como castelo), dentre outros inúmeros prédios, dão atualmente o testemunho histórico da vila onde nasceu a carne-de-sol.
Data de criação
A História de Aracati, inicia-se no século XVII. O primeiro núcleo habitacional denominou-se São José do Porto dos Barcos, posteriormente Cruz das Almas, e Santa Cruz do Aracati. em 11 de abril de 1747 por alvará de D. João V o povoado de São José foi elevado a categoria de Vila de Santa Cruz do Porto dos Barcos.
Fundação da cidade
Aracati foi elevada a condição de cidade pela Lei Provincial no. 244, de 25 de outubro de 1842.
Toponímia
Aracati: aragem cheirosa
Padroeira do Município
Nossa Senhora do Rosário
Situação geográfica
Limites:
Norte: Oceano Atlântico;
Sul: Itaiçaba, Palhano e Jaguaruana;
Leste: Estado do Rio Grande do Norte e Icapuí;
Oeste: Beberibe e Fortim
Área
A área do município é de 1.428 Km2 (0,77% do território cearense)
Precipitação média anual: 1000mm
População
66.400 habitantes
Densidade demográfica
(hab/Km2: 41,00
Poder Judiciário
Zona eleitoral: 8ª
N.º de eleitores
40.500 eleitores
Comarca de 3ª entrância
Aspectos Econômicos
A base econômica do Município está centrada nas atividades pesqueira, turística (turismo receptivo com uma faixa de 45Km de litoral) e comerciais. A atividade industrial vem se acentuando com a instalação de industrias de beneficiamento de frutas tropicais, cerâmica e de calçados. Na atividade agrícola, destaca-se a castanha de caju, melão, coco, melancia, feijão.
Pólo Comercial de Fruticultura
Aracati caracteriza-se também como o maior pólo de comercio varejista e de serviços especializados do Vale do Jaguaribe, funcionando com um mercado distribuídos, polarizando em seu redor cerca de 22 municipios da região, entre eles: Icapuí, Fortim, Itaiçaba, Jaguaruana, Beberibe. Por estar localizada às margens do rio Jaguaribe, que cobre 100% do seu território, bem como parte do Canal do Trabalhador, por onde circulam as águas perenizadas do Açude Orós, Aracati tem amplas possibilidades de desenvolver a agricultura irrigada, o que poderá transformá-lo num celeiro de fruticultura da região.
Agências Bancárias
Banco do Brasil / Banco do Nordeste / Caixa Econômica e BEC.
Emissoras de Rádio / Comunicação
Rádio AM Cultura, AM Vento Leste, AM Sinal, FM Canoa, Band FM. Aracati possuiu o primeiro jornal do interior do Ceará O Clarim da Liberdade fundado em 1831
Colégios Religiosos.
Colégio Marista –
Instituto São José – das Irmãs de Caridade
Instituto Waldemar Falcão – das irmãs Salesianas
Filhos Ilustres
Aracati orgulha-se de ser a terra dos seguintes personagens históricos:
Castro e Silva – Deputado e vice-presidente da Província do Ceará.
Costa Barros – Sacerdote e politico.
Adolfo Caminha autor de várias obras que se incluem entre as primeiras manifestações da Escola Naturalista em nossas letras. Autor de A Normalista.
Jacques Klein pianista de fama internacional.
Francisco José do Nascimento Dragão do Mar expressão máxima da bravura cearense, pois arrastando a ira dos poderosos do momento, encabeçou o memorável movimento abolicionista do Ceará.
Major Facundo iniciou a lida como comerciante de Aracati. foi um paladino incansável da legalidade e da justiça.
Pedro Pereira foi o primeiro parlamentar a apresentar na Câmara Federal um projeto de lei em favor da extinção da escravatura em 1950.
Monsenhor Bruno sacerdote virtuoso e culto, foi professor do Seminário e interinamente do Liceu do Ceará. Dirigiu o Ateneu Cearense e o Instituto de Humanidades.
Festas Juninas
Tradicional São João de Bairros e praças de Aracati, realizando-se festivais de quadrilhas, com barracas de comidas típicas, fogueiras e muito forró.
Período: junho
Córrego dos Rodrigues sede. Acesso asfaltado, mesmo acesso usado para se chegar às praias de Quixaba, Majorlândia e Canoa Quebrada. No verão passa por um carnaubal e no inverno por um lagamar.
Festival de Canoa Quebrada
Festival e competição de regata de jangadas em Canoa Quebrada.
Período: segunda quinzena de julho
Praia de Canoa Quebrada. Acesso rodoviário em bom estado.
Festa de São Sebastião
Festa popular religiosa de Aracati, em que há o retorno de aracatienses residentes em outros municípios. Instalação de parque de diversões, barracas de souvenir, quermesses e missas para comemorar o santo.
Período: dia 20 de janeiro.
Praça Monsenhor Bruno Sede. Acesso pavimentado e em bom estado de conservação.
Festa da Padroeira de Aracati
Festa religiosa que comemora com procissões, quermesses e missas a padroeira da cidade.
Período: de 30 de setembro a 7 de outubro.
Igreja Matriz Sede. Acesso pavimentado e em bom estado de conservação.
CARNAVAL
O Carnaval de Aracati é um dos mais conhecidos do Estado, atrai milhares de pessoas, com o objetivo de diversão e brincadeira. A cidade torna-se pequena para demanda de foliões. De dia, a diversão acontece nas praias vizinhas do Município, e à noite na Praça da Matriz com presença de trios elétricos e muita alegria por parte dos foliões.
Período: carnaval.
Praias do Município. Acesso pavimentado e em bom estado de conservação.
ARACATI FOLIA
A mais nova atração em Aracati, é o Carnaval fora de época já realizado em muitas outras cidades e agora tambem em Aracati para alegria dos fuliões que passam o ano todo esperando com saudade pelo carnaval.
Período: Julho.
Avenida do mela-mela.
Semana do Folclore
A Semana do Folclore é realizada pela Secretaria de Cultura do Município e tem como finalidade integrar as escolas de Aracati, através de manifestações que divulguem a cultura e história do município.
Período: dias 22 e 23 de agosto.
Praça Dr. Leite. Acesso pavimentado e em bom estado de conservação.
Regata de Majorlândia
Festa realizada por patrocinadores, com regatas e trios elétricos à beira mar. Comemoração dos pescadores. O evento ocorre em outubro e atrai visitantes locais e regionais.
Período: dias 22 e 23 de agosto.
Praia de Majorlândia. Acesso pavimentado e em bom estado de conservação até o Distrito de Marjolândia.
Regata de Botes da Volta
Tradicional regata do Rio Jaguaribe,envolve aspectos competitivos e ecológicos. O Rio torna-se mais belo devido ao colorido das velas das embarcações.
Período: de 18 a 19 de julho.
Comunidade da Volta. Acesso em estrada carroçal de areia batida.
Feira Expoturismo
Feira de turismo realizada pelo SEBRAE e CDL onde particpa as empresas de seguimento hoteleira, restaurantes, lojas, segurança, artesanato e outras em relação ao turismo.
Período: Junho
Frente ao INSS.
Obs.: Feriados Locais
07/10 Festa religiosa da padroeira de Aracati N. S. Rosário