Dicas de Pontos Turísticos em Jericoacoara

Wind surf, Kite surf, Praia, Natureza, Por do sol, Lagoras…essa é Jeri!

Pontos turísticos imperdíveis em Jericoacoara, programe sua viagem para que consiga desfrutar de todas as maravilhas disponíveis na região. Um dos melhores pontos do mundo para praticar Wind surf, praias lindas, natureza exuberante. São muitos os atributos de Jericoacoara.

Reggae e Forró de Jericoacoara

A noite de Jericoacoara é bastante agitada e há opções para todos os gostos, mas o destaque vai para o reggae e para o forró, que são os ritmos preferidos tanto pelos moradores locais quanto pelos turistas, que após um dia de maravilhas naturais não resistem aos ritmos quentes da região.

No final da tarde é quando se inicia a preparação para a noitada, do alto da Duna do Pôr-do-sol os turistas reunem-se para observar o espetáculo do por do sol. Quando a noite cai sobre Jeri, é hora de aproveitar a música, os bares e a gastronomia.

O lugar mais animado à noite em Jericoacoara é a Rua do Forró. Lá você encontra o Doido’s Bar, o Recanto do Momento, o Casa Grande e Senzala, Hugo´s Bar, etc.

Antes, o forró era animado por um toca-fitas de um caminhão velho e quando a bateria acabava, todos tinham que empurrar o caminhão.

Hoje em dia, o som é alimentado à energia dos geradores.

No final da noite, as energias podem ser recuperadas com o Pão da Madrugada da Padaria São Francisco, que abre por volta das 3 horas da manhã para matar a fome de quem passa a noite na festa. A padaria serve pães quentinhos, recheados com queijo, cobertos com banana, coco e etc.

 

Pedra Furada

Pedra Furada de Jeri – Foto Anderps / Wikipedia

Um dos mais famosos cartões postais do Ceará é a Pedra Furada, localizada na Região Rochosa de Jericoacoara (quase 2km de extensão), por trás do Serrote. Constitui-se de uma enorme formação rochosa e é um longo e deslumbrante trabalho da ação dos ventos, do mar e do tempo. É uma escultura trabalhada pela erosão no meio da rocha.

A Pedra Furada pode ser visitada durante a maré baixa, passando pelas praias Malhada e do Pontal. São aproximadamentede 3 quilômetros até o local, que pode ser alcançado numa caminhada bastante agradável, que pode ser acompanhada de banhos de mar. Durante o trajéto, caso utilize o serviço dos guias, são apresentadas as outras pedras famosas existentes no local, como a da Tartaruga e a do Jacaré.

Durante o período que se estende de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra. Este é o único período em que se pode contemplar este espetáculo paisagístico.

 

Wind surf e Kite Surf

É o melhor local no Brasil para a prática de esportes radicais como o Wind surf e o Kite surf. Jericoacoara é o melhor local de windsurf do Ceará, e talvez do Brasil. Fortaleza já é conhecida por ser um lugar de ventos fortes, pois recebe os alísios (trade winds) que sopram do continente africano, mas Jericoacoara realmente se destaca.

Para quem gosta de esportes radicais é um lugar imperdível, para quem não quer se arriscar vale a pena olhar de longe a plasticidade das manobras.

 

Serrote
Uma bonita colina de aproximadamente 100 metros de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas. Deu origem ao nome da vila de pescadores que resiste, até hoje, pouco antes da arrebentação do mar.

Visto de alto mar, tem-se a impressão de que ele tem o formato de um jacaré deitado. De lá é possível ter uma das visões mais lindas do Atlântico.

 

Farol

O Farol de Jericoacoara foi construído pela Marinha em 1992 a 120 m de altitude. Oferece vista panorâmica do mar de Jeri e da Área de Preservação.

É bastante moderno para o padrão de Jericoacoara, porém ainda é o melhor lugar para ver a lua e o sol nascerem. Alimentado por energia solar, dispensa qualquer operador, tudo é feito automaticamente.

 

Duna Por-do-Sol
É uma enorme duna a oeste da vila de pescadores e local mais procurado para se ver o inesquecível por-do-sol em Jeri, daí o nome.

 

Mangue Seco

Distante 5 Km da famosa praia de Jericoacoara, fica um lugarejo chamado Mangue Seco. Tem este nome devido à vegetação de mangue que, em virtude da movimetação constante das areias e o avanço do mar, acaba morrendo e secando, criando a paisagem curiosa da foto.

Há um pequeno povoado localizado a oeste da vila, no meio das dunas. Sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio às dunas, margeada por uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar. Lembra uma paisagem coberta de neve, em razão do contraste da areia branca com as árvores secas, formando uma paisagem que mais lembra um cenário de inverno.

 

Barra do Rio Guriú
Localiza-se a 10km de distância da vila, seguindo pelo litoral oeste. Deu nome a uma pequena vila de pescadores nos seus arredores. Ele determina o limite oeste da APA – Área de Proteção Ambiental.

 

Tatajuba
A 25km da vila, seguindo pelo litoral oeste. A praia de Tatajuba é um vilarejo de pescadores que foi soterrado pela areia ao longo dos anos e posteriormente reconstruído na outra margem do rio.

A praia de Tatajuba tem dunas enormes, coqueirais e mar calmo. Tem também lagoas de águas verdes.

O passeio que leva até lá tem duração de cinco horas, cruzando a praia de Mangue Seco e atravessando o rio Guriú em balsas improvisadas. No caminho, nativos alugam pranchas de madeira para quem quiser escorregar por um monte de areia de 60 metros. A vila fica entre Jericoacoara e Camocim e faz parte da Área de Proteção Ambiental de Jeri.

Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão comprimindo-se e formando colinas denominadas dunas mortas. É chamada também de Nova Tatajuba porque a antiga acabou sendo soterrada pela areia.

 

Lagoa do Paraíso
Está ao sul da vila. São 15km de água doce e transparente, cercada por enormes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca e é muito procurada para o velejo.

 

Praia do Preá
Determina o limite leste da APA. Aqui a pesca é abundante, oferecendo peixes e camarões frescos nos restaurantes locais.

 

Avisos Legais sobre Pacotes de Viagens e Produtos Turísticos

  • O MercadoViagens.com não se responsabiliza por conteúdo gerado por terceiros. Lei 12.965/2014 Arts. 18 e 19.
  • Pacotes turísticos, roteiros e viagens são publicados por usuários não vinculados ao MercadoViagens.com
  • Todas as informações, imagens, ofertas e tarifas dos pacotes de viagens são de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • O MercadoViagens.com não intermedia ou participa de qualquer etapa das negociações entre anunciantes e clientes.
  • O licenciamento de eventuais fotos e textos de autoria de terceiros é de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • Tarifas turísticas sujeitas a disponibilidade e câmbio turismo. Consulte sua operadora turística. Pacotes turísticos sujeitos a disponibilidade.