Viagens Esportivas : A Maratona

O Mercado Viagens traz até você pacotes turísticos especiais para a Maratona de Buenos Aires. Por isso, gostaríamos de falar um pouco mais sobre a belíssima história dessa prova.

 

 

As Origens da Maratona

A Maratona é a prova olímpica mais tradicional. É ela que encerra a grande festa olímpica, cedendo lugar para a cerimônia de encerramento dos jogos.

A corrida de 42 KM tem origem no ano de 490 BC. Quase meio milênio antes do nascimento de Jesus Cristo, um soldado chamado Feidípides foi encarregado de levar a Atenas a notícia de uma vitória contra os Persas na cidade de Maratona. Ao chegar ao local, reza a lenda que Feidípides entregou a mensagem ao magistério por meio das palavras “alegria a vocês, nós somos vitoriosos!” e então repetiu mais uma vez “alegria a vocês” enquanto caía diante dos surpresos nobres Gregos. Foram as últimas palavras de Feidípides, considerado mensageiro heróico da Grécia Antiga.

Diante da morte de Feidípides, surge a lenda, entre os Gregos, de que a distância de Maratona a Atenas estabelece o limite que um ser humano é capaz de percorrer correndo.

Amantes do esporte, mais e mais Gregos passaram a desafiar a distância como forma de provar sua forma física e sua capacidade de lutar até mesmo diante da distância que consumiu a vida do melhor mensageiro de Maratona.

Na pintura abaixo de Luc-Olivier Merson (Crédito: Wikipedia) vemos sua interpretação da morte do soldado ao entregar a mensagem aos líderes Gregos.

Pintura: Luc-Olivier Merson (Crédito: Wikipedia)A Maratona na Modernidade

Nos tempos modernos, a maratona tornou-se um popular desafio esportivo. Não só a distância de 42 KM não representa, de forma alguma, o limite de um ser humano, como esportes ainda mais extremos empregam a distância como etapa de encerramento de uma prova ainda maior. A mais popular dessas provas é o Mundial do Triathlon Ironman, que ocorre anualmente no Havaí.

Na foto abaixo, de autoria de Chris McCormack (via Flickr) vemos a chegada do IronMan Hawaii 2010, com o competidor tendo acabado de correr uma Maratona encerrando a prova de mais de 9 horas de duração.

Foto: Chris McCormack (via Flickr)A Maratona de Atenas

Entre as maratonas modernas, mais clássica é aquela de Atenas. Não surpreende que seja assim, pois o trajeto é o mesmo percorrido pelo lendário soldado que deu origem à prova! A largada é dada na Ponte de Maratona, e chega ao Estádio Olímpico de Atenas. O primeiro vencedor da moderna Maratona de Atenas, em 1896, foi um carteiro! Com o tempo de 2h58m50s venceu a prova que então tinha 40 KM. A partir das Olimpíadas de Londres, de 1908, foi estabelecida a distância hoje adotada de 42 KM.

Abaixo, cena da Maratona de Atenas de 1980 em foto do usuário Brakspear (Wikimedia).

Foto: Brakspear (Wikimedia).Padrões, Dados Históricos e Recordes

Marie-Louise Ledru foi a primeira mulher a completar uma prova da maratona, em Paris no ano de 1918. Ledru levou 5h40m para completar a prova.

Hoje a distância oficial de uma Maratona é de 42.195 KM sendo permitido um erro de mais ou menos 42 metros. Esse padrão foi adotado em 1924 e é o mesmo utilizado até os dias atuais.

O recorde masculino da atualidade pertence ao queniano Dennis Kimetto, com o tempo de 2h02m57s estabelecido em Berlim, Setembro de 2014.

Entre as mulheres o recorde pertence a Paula Radcliffe, que completou a prova de Londres em 2h15m25s no ano de 2003.

Abaixo, Paula Radcliffe, atual recordista mundial da distância, disputa a Maratona de Nova York, 2008.

Foto: Fergie LancealotA Maratona de Buenos Aires

Os argentinos possuem uma rica história ligada à Maratona! Com dois campeões olímpicos, em Los Angeles, 1932 e em Londres em 1948, a Argentina não poderia deixar de ter sua própria versão clássica deste evento esportivo!

Em 1984 ocorre a primeira Maratona de Buenos Aires, com patrocínio da Adidas. Ao longo dos anos seguintes, diferentes patrocinadores organizaram o evento na Capital Portenha. Em 2003 a Fundação Rhea passa a organizar o evento em definitivo, e o número de participantes tem crescido desde então!

Abaixo: Brasileiros celebram a chegada na Maratona de Buenos Aires.

Foto: Divulgação maratondebuenosaires.orgA largada da edição 2015 da Maratona de Buenos Aires será dada às 7h30m do dia 11 de Outubro de 2015 no cruzamento das avenidas Alcorta e Monroe. O preço da instrição é de U$ 80 dólares e a mesma pode ser feita online.

Referências
http://www.athensmarathon.com/
http://maratondebuenosaires.org/

 

Avisos Legais sobre Pacotes de Viagens e Produtos Turísticos

  • O MercadoViagens.com não se responsabiliza por conteúdo gerado por terceiros. Lei 12.965/2014 Arts. 18 e 19.
  • Pacotes turísticos, roteiros e viagens são publicados por usuários não vinculados ao MercadoViagens.com
  • Todas as informações, imagens, ofertas e tarifas dos pacotes de viagens são de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • O MercadoViagens.com não intermedia ou participa de qualquer etapa das negociações entre anunciantes e clientes.
  • O licenciamento de eventuais fotos e textos de autoria de terceiros é de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • Tarifas turísticas sujeitas a disponibilidade e câmbio turismo. Consulte sua operadora turística. Pacotes turísticos sujeitos a disponibilidade.