Dicas de Passeios e Um Pouco de História de Itacaré

Sobre Itacaré

O município de Itacaré se localiza no litoral sul da Bahia, a 65 km de Ilhéus, e faz parte das praias do norte da Costa do Cacau. A melhor forma de se chegar a Itacaré, é via Ilhéus, através da Estrada Parque BA001, que é uma atração à parte, pelas belezas naturais por onde passa. Antes da construção desta rodovia, Itacaré permaneceu praticamente isolada, pelo fato do acesso ser muito difícil. Era um paraíso isolado, acessível a poucas pessoas, principalmente surfistas, que se aventuravam a chegar aqui por estradas de terra, passando por dentro riachos e por ladeiras íngremes, que na época de chuvas ficavam intransitáveis.

Foto de Rod Medeiros / Wikipedia

Após a construção da Estrada Parque, Itacaré despontou como um dos melhores destinos turísticos do nordeste brasileiro, pela beleza única de suas praias e cachoeiras, cercadas por Mata Atlântica ainda preservada.

A vila existe a mais de 260 anos é muito charmosa, com vários casarões da época áurea do cacau.

O município de Itacaré limita-se com Maraú, Aurelino Leal, Ubaitaba, Uruçuca e Oceano Atlântico. Sua posição geográfica é 14º 18′ Sul, 39º 02′ Oeste.

Passeios Turísticos em Itacaré

Recomendamos solicitar a seu agente, ou à pousada em que estiver hospedado, os seguintes passeios bastante tradicionais no Ecoturismo de Itacaré. Caso esteja acompanhado de crianças, pergunte sobre a idade mínima para que seus pequenos também possam desfrutar do passeio e para que você também esteja enquadrado no perfil dos demais participantes. Muitas vezes as trilhas requerem trechos mais rápidos, ou subidas mais difíceis, o que pode se tornar difícil com crianças de colo, por exemplo.

Roteiros Sugeridos

Os melhores passeios em Itacaré são as trilhas leves para as praias urbanas de Rezende, Tiririca, Ribeira e Prainhas, bem como para as praias um pouco mais afastadas, que se localizam paralelas a Estrada Parque BA001. Passeios de aventura como snorkelling, passeios de duck pelo rio, trilhas mais pesadas em direção às cachoeiras da região, ou trilhas pelas pedras, beirando o costão e passando por diversas praias, são ótimas opções para os mais aventureiros. Oferece também esportes radicais como Rafting ou Rapel para as pessoas que além do sol e do mar, procuram também por sentir uma boa dose de adrenalina.

Lembramos que para todos os passeios aconselha-se levar uma mochila pequena, roupa de banho, toalha, repelente, protetor solar, tênis ou papete para trilha e máquina fotográfica ou filmadora para registrar momentos inesquecíveis.

Cachoeira do Rio do Engenho

Cachoeira em Itacaré – Foto: José Abbade

Parte-se da Praia da Coroinha em uma canoa a remo com capacidade para 8 pessoas, subindo o Rio de Contas. Entramos nos braços do rio fazendo um passeio muito bonito pelo manguezal, passando por belíssimos jardins de bromélias em meio a Mata Atlântica, curtindo a fauna local composta por guaiamuns, aratus, siris e pássaros de diversas espécies. A próxima parada é a Cachoeira do Rio do Engenho, embrenhada no meio da Mata Atlântica, com duas seções de quedas d’água e possibilidade de banho refrescante em piscina natural. Interessante também é observar a vida dos nativos em suas casinhas e o transporte de suas colheitas feito em pequenas canoas. No retorno, pode-se parar no Restaurante do “Seu” Miguel, com comida bem caseira, na beira do rio, que além servir catados e comidas típicas, oferece várias redes para aquele descanso a sombra das árvores.

Cachoeira de Pancada Grande

Normalmente, deve-se partir de sua hospedagem em direção à Coroinha, local de embarque para o passeio. A primeira etapa é a subinda do Rio de Contas em pequena traineira com capacidade para 12 pessoas, com cobertura de lona, por uma hora e meia, passando por maravilhosos lugares como manguezais, Mata Atlântica e fazendas de cacau. Chega-se então a uma fazenda onde então é feita uma caminhada de 40 minutos, com grau médio de dificuldade, devido aos alagados que devem ser vencidos, trilhas de pedras remanescentes da época dos escravos, roças de cacau, muita Mata Atlântica, até chegar a uma bela cachoeira com 25 metros de altura em meio a uma mata preservada, formando uma belíssima piscina natural para descanso, relaxamento e um delicioso banho : A Cachoeira de Pancada Grande!

Prainhas

Inicia-se a caminhada pelas praias urbanas de Resende, Tiririca, Costa e Ribeira. Depois entra-se na trilha seguindo um riacho com cachoeiras, muita Mata Atlântica, alguns pontos com maior grau de dificuldade, mas considerada uma trilha leve. Em seguida, a primeira vista é uma pequena cachoeira, perfeita para tomar um delicioso banho. Seguindo em frente, será enfrentado um trecho de mata densa, quando então surge o primeiro mirante, com uma vista maravilhosa, perfeito para fotos. Então deve-se atravessar um morro e um coqueiral para chegar a uma das mais belas praias do litoral nordestino. A prainha possui muitos coqueiros, onde se pode relaxar e tomar água de coco à sombra deles. Aviso: O local não possui qualquer infra-estrutura. Comida, repelente, barracas, redes, bebidas – tudo deve ser devidamente transportado na trilha.

Jeribucaçu e Arruda

Saída de carro em direção à Estrada Parque BA-001, percorrendo 9 Km até o início da trilha. Caminhada de 40 minutos por estrada de terra, uma ladeira bem íngreme, de nível médio, no meio da Mata Atlântica. Chegamos a Praia de Jeribucaçu, paradisíaca, com muitos coqueiros e um grande riacho de água transparente, com fundo composto por areia e pedras, que deságua no mar, ideal para um banho. Beirando a praia, iniciamos uma outra trilha de 15 minutos até a Praia da Arruda, belíssima, com 30 metros de extensão. Aproveitamos o dia nas praias, retornando pela trilha onde o carro estará esperando para levar-nos até a pousada. Nenhuma infra-estrutura.

Hawaizinho e Engenhoca

Praia da Engenhoca, Itacaré – Foto : Teles

Parte-se de carro em direção à Estrada Parque BA-001, percorrendo 15 Km até o início da trilha. Caminhada de 10 minutos por estrada de terra, nível leve. Chegamos então a Praia do Hawaizinho, lindíssima, mas possível desfrutar dela apenas com a maré baixa. Logo depois, entramos numa outra trilha, agora pela mata, nível médio, caminhando 25 minutos até a Praia da Engenhoca, a preferida dos surfistas. No final da praia, à esquerda, caminhamos pela beira das pedras por 15 minutos até uma belíssima piscina natural. Depois de desfrutar de tudo que a natureza oferece de melhor, retornamos pela trilha onde o carro estará esperando para levar-nos até a pousada. Nenhuma infra-estrutura.

Camboinha e Itacarezinho

Saída de carro em direção à rodovia BA-001, percorrendo 18 Km até o início da trilha. Caminhada de 30 minutos por estrada de terra, nível leve. Chegamos na Praia da Camboinha, no pé do morro, que possui uma bica de água doce, ótima para uma refrescada. Continuamos a caminhada pela praia, a mais extensa de Itacaré, até a Praia de Itacarezinho. Muitos coqueiros, água transparente e areia branca tornam a paisagem deslumbrante. Ideal para quem gosta de privacidade. Retornamos pela trilha onde o carro estará esperando para levar-nos até a pousada. Nenhuma infra-estrutura.

Rafting

Saída da pousada em veículo 4×4, em direção à Taboquinhas, distante 34 km de Itacaré, sendo 28 km em estrada de terra. Esse percurso tem mais ou menos 1 hora de duração. Chegando em Taboquinhas, temos à disposição banheiros e vestiários e logo depois, já na beira do rio, recebemos as instruções básicas e os equipamentos necessários para a prática do Rafting. O Rafting é realizado no Rio de Contas, que nasce ao Sul da Chapada Diamantina, percorre por volta de 300 km e desemboca no mar, em Itacaré. A descida, de mais ou menos 4 km pelo rio, dura em torno de 1h30min, e acontece em meio a um lindo canyon, que forma corredeiras de nível III e IV, garantia de muita adrenalina em meio a um dos mais belos lugares de Itacaré. Esse rafting é considerado um dos melhores do país. Levar muda de roupa e calçado extra. Este passeio tem uma idade mínima sugerida de 10 anos de idade.

Rapel

O Rio Coiudo desemboca perto do centro da cidade de Taboquinhas no Rio de Contas. A 100 metros da foz ele forma uma bela cachoeira, a Cachoeira de Noré com 15 metros de altura. Para chegar nesta cachoeira, temos que atravessar o Rio de Contas com uma balsa ou bote e percorrer uma bela trilha por cerca de 20 min, atravessando por fazendas de cacau. Após a distribuição dos equipamentos e do treinamento inicial dado pelo guia, os mais corajosos iniciam a descida na parte positiva da cachoeira, com o guia acompanhando na corda ao lado. No início da descida em vertical, o guia passa as últimas dicas e instruções e o Rapelista desce os próximos 9 metros sozinho, pelo meio da corrente de água, adrenalina e emoção garantidas. Este Rapel ou Cascading é muito seguro e agrada a rapelistas iniciantes e experientes. Como a localização da Cachoeira da Noré fica na mesma região onde acontece o Rafting, no Rio de Contas, o ideal para quem se desloca até Taboquinhas, a partir de Itacaré, seria fazer a combinação das duas atividades, Rafting e Rapel.

Off-Road e Cachoeiras Tremembé

Partida da Pousada às 7h30min, em veículo 4×4, atravessando o Rio de Contas em uma balsa, em direção a Tremembé, pequeno distrito no Interior da Costa do Cacau. O passeio segue por uma estrada de terra, alguns trechos com muita lama, excelente para a prática de off-road. Uma viagem de 1h30min, passando por fazendas e pequenos vilarejos, parando na cachoeira do Abafo para um lanche e banho. Na seqüência, subimos em direção a Mineiro, onde poderemos conhecer algumas particularidades de um pequeno vilarejo, (como uma Casa de Farinha), passando por outras cachoeiras, seguindo até o distrito de Tremembé, onde faremos uma parada para almoço e um passeio na Cachoeira do Tremembé, (excelente lugar para um delicioso banho e passeios de canoa).

Retorno previsto para 16:00 horas, (dependendo das condições de tempo), chegando em Itacaré até às 18:00 horas. Deve-se levar roupa de banho, tênis, protetor solar, repelente e um agasalho pois este é um passeio dura o dia todo.

Recomenda-se levar lanche com água, suco, frutas e sanduíche e comidas leves e nutritivas semelhantes; Este passeio é recomendado para pessoas com espírito de aventura, pois temos no percurso muita lama, pequenas trilhas para as cachoeiras, com médio grau de dificuldade.

Bike

Saída da pousada às 09:00h, partindo-se para trilhas com graus de dificuldades variados e em trechos de 10, 15 ou 20 km. As trilhas passam por cachoeiras e praias. O que é preciso levar: bike, luvas, capacetes, guia especializado e lanche para trilha.

Caminhada até o Rio Piracanga

Parte-se da Praia da Coroinha e deve-se atravessar o Rio de Contas de canoa. Começa então a caminhada pela Praia do Pontal, com muitos coqueiros e um mar de água cristalina. A caminhada dura mais ou menos 1h40min, num percurso total de aproximadamente 6 Km, até chegar a Foz do Rio Piracanga. Este é um belíssimo local, totalmente deserto, recomendado para pessoas que estão procurando por tranqüilidade plena. É recomendado levar protetor solar, tênis ou papete para caminhada.

Ducks

Saída da Pousada às 09h30min, com veículo até o Rio Tijuípe, localizado entre os municípios de Itacaré e Uruçuca, onde iniciam os passeios em Ducks (caiaques infláveis).

O Rio Tijuípe tem suas nascentes na Serra do Conduru e sua foz na Praia do Patizeiro.

Os passeios em ducks, são feitos em trechos do rio com extensão de 4 km, água limpa e transparente, corredeiras, banhos refrescantes e uma exuberante mata ciliar completam este passeio.

Recomenda-se obter instrução de canoagem, equipamentos para a prática de canoagem, transporte, guia. Levar lanche;

A Idade mínima sugerida para este roteiro é de 10 anos.

Cavalgada

Saída em torno de 09:00 hs. Atravessa-se o Rio de Contas de balsa ou canoa, o cavalo estará aguardando do outro lado do rio. Cavalgada de 02 horas pela praia do Pontal até a foz do Rio Piracanga, com parada de 15 minutos para se refrescar com um delicioso banho. Guia treinado, instruções básicas de montaria.

Duração 02 horas;

Levar mochila com água mineral, protetor solar;

Roupa: calça ou bermuda longa para quem já sabe andar a cavalo;

Mínimo 02 pax, máximo 05 pax;

Inclui: transporte ida e volta, lanche de trilha, seguro, neopreme, equipamentos de instrução.

Conclusão

Os roteiros acima sugeridos são bastante tradicionais em Itacaré. Solicite a seu gerente na pousada ou hotel em que estiver hospedado para que sugira operadores de passeios semelhantes. Nem sempre os passeios incluem todos os pontos turísticos aqui elencados, porém esses podem ser usados como sugestão e também como base para você montar seus próprios roteiros!

E boa viagem!

 

Avisos Legais sobre Pacotes de Viagens e Produtos Turísticos

  • O MercadoViagens.com não se responsabiliza por conteúdo gerado por terceiros. Lei 12.965/2014 Arts. 18 e 19.
  • Pacotes turísticos, roteiros e viagens são publicados por usuários não vinculados ao MercadoViagens.com
  • Todas as informações, imagens, ofertas e tarifas dos pacotes de viagens são de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • O MercadoViagens.com não intermedia ou participa de qualquer etapa das negociações entre anunciantes e clientes.
  • O licenciamento de eventuais fotos e textos de autoria de terceiros é de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • Tarifas turísticas sujeitas a disponibilidade e câmbio turismo. Consulte sua operadora turística. Pacotes turísticos sujeitos a disponibilidade.