Dicas rápidas dos Emirados Arabes!


Os Emirados Árabes Unidos (EAU)são um país localizado na Península Arábica. Localizado próximo ao Estreito de Hormuz, é rota natural para interligar o Oceano Índico ao Oriente Médio, Mar Mediterrâneo mais acima e, assim, abastecer toda a Europa. O país é formado pela união política de 7 emirados, entre os quais os mais conhecidos para os turistas são Dubai e Abu Dhabi.

Foto aérea : Roman Logov via GFF

Dicas Rápidas

Moeda Local: UAE Dirham (AED ou DHS)

Clima: Junho a Setembro são os meses mais quentes, quando as temperaturas permanecem acima dos 45 graus.

Vistos: Exceto cidadãos dos países elencados aqui, o viajante deve obter visto antes de embarcar.

Vistos para brasileiros: Viajantes brasileiros devem obter vistos antes de embarcar rumo aos EAU. Confira instruções de obtenção de vistos para brasileiros aqui.

Hotel Burj Al Arab, um dos pontos turísticos mais famosos dos Emirados Árabes. Foto: leovalente @ Pixabay

Ramadan: É o mês sagrado dos muçulmanos. Durante o Ramadan a população faz jejum durante o dia. Para não muçulmanos, não há disponibilidade de bebidas alcoólicas durante o dia, mas são servidas em locais fechados durante a noite (boates, pubs e restaurantes). Alguns locais mantém serviços para turistas durante o dia no período do Ramadan, mas são exceções. As refeições após o por do sol são chamadas de Iftar e são ocasiões de encontros de famílias muçulmanas que poderão ser vistas pelos turistas nesse período.

Beber nas ruas é proibido e deve-se tomar bastante cuidado antes de pedir bebidas em todos os países muçulmanos. Diversos costumes brasileiros como fumar em ambientes abertos também devem ser observados. Na dúvida, consulte alguém local para ter certeza de que não haverão problemas.

Dubai

Dubai é o principal polo turístico dos Emirados Árabes. Beneficiada pela descoberta de petróleo nos anos 1960, a cidade tornou-se um importante centro comercial e turístico nos últimos 50 anos.

Os festivais Dubai Summer Surprises e Dubai Shopping Festival atraem turistas que procuram fazer compras ou que viajam a passeio com a família e amigos. As compras em Dubai são um forte atrativo para turistas de todo o mundo.

O intenso calor fez com que o governo local criasse inteiros ambientes totalmente refrigerados. Os pontos de transporte público são um exemplo : é comúm encontrar pontos de metrô ou de ônibus fechados e totalmente refrigerados.

Transporte

São 5 os principais meios de transporte: onibus, metrô, aluguel de automóvel, taxi e transporte aquático. A rede de ônibus tem cobertura completa na cidade. Os trens do metrô de Dubai são um atrativo turístico onde visitantes frequentemente utilizam o transporte público apenas para passear pelos elevados e ter visão da espetacular região de Dubai. Os taxis são o meio de transporte mais popular. A baixos custos e com motoristas treinados pelo governo, levam o turista diretamente ao destino desejado. Os transportes aquáticos, ou “abras”, são um passeio turístico por si só, e existem tradicionalmente desde os primórdios da cidade.

 

Compras

Dubai é zona franca, livre de impostos. As compras são, portanto, um grande atrativo para esse destino. A alta costura, eletrônicos e jóias são os produtos mais procurados. Os shoppings da cidade seguem o estilo ocidental e oferecem toda a infraestrutura a que os brasileiros são acostumados nesses locais.

O viajante pode também procurar os “Souks” que são grandes e tradicionais mercados Árabes onde pode-se comprar ouro bruto, temperos, nozes, frutas secas e muito mais. O turista pode procurar o Deira Spice Souk ou pedir aos locais indicações de outras feiras do tipo.

Os presentes mais populares são café arábico ou jóias e peças de metais finos feitas por artesãos nativos.

Atrações Turísticas

O hotel Burj Al Arab, com formato de vela de navio, é possivelmente o marco turístico mais popular da cidade. O distrito de Al Bastakiya é uma tradicional região da cidade que ainda mantém traços clássicos do passado. O maior parque aquático de Dubai é o Aquaventure. A torre de Burj Nahar é uma antiga torre de proteção da cidade que vale a pena ser visitada.

Podem ser feitos passeios pelo deserto de Dubai. Fale com o atendente de seu hotel e solicite tours do tipo.

O arranha-céus Burj Khalifa é a principal atração do centro de Dubai, onde também podem ser encontrados diversos shoppings. O Khalifa é o edifício mais alto do mundo.

Há parques temáticos incríveis em Dubai, como o Ski Dubai, onde um ambiente de neve é artificialmente mantido sobre um dos desertos mais quentes do mundo! Lá, é claro, a principal atração é o ski na neve.

Abu Dhabi

Torres Etihad em Abu Dhabi. Foto: Vikramjit Kakati via Wikimedia

A capital dos Emirados é o principal polo empresarial dos Emirados. Nessa ilha acontecem grandes negócios envolvendo petróleo, metais preciosos e grandes eventos turísticos.

Palco do Grande Prêmio de Fórmula 1 no circuito de Yas Marina, Abu Dhabi tornou-se um importante centro comercial e empresarial no Oriente Médio. Considerada “a cidade mais rica do mundo” segundo a CNN, a capital dos EAU possui entre 700 e 800 bilhões de dólares em patrimônio investido.

Nos meses de abril a setembro a temperatura raramente baixa dos 40 graus.

Além dos negócios a cidade é conhecida por sua arquitetura, exuberantes edifícios arranha-céus e muita área verde onde pode-se escapar do intenso calor que dura o ano inteiro.

O transporte público em Abu Dhabi não é ideal. A infraestrutura de transporte é muito inferior à de Dubai. Não é de costume para os turistas caminhar pela cidade devido ao calor. O transporte por bicicleta é possível em ciclovias, porém tem o mesmo problema das caminhadas. É preciso ter cuidado caso decida alugar um automóvel, pois o trânsito de Abu Dhabi é bastante caótico e as leis de trânsito normalmente não são respeitadas.

A Ilha de Yas é onde os turistas encontrarão as atividades mais interessantes da parte moderna da cidade. Lá podem ser visitados o Ferrari World e o Yas Waterworld, um espetacular parque aquático para fugir do calor da ilha. Caso possível, procure visitar o circuito de Fórmula 1 de Yas Marina e o Hotel de Yas Marina.

 

Avisos Legais sobre Pacotes de Viagens e Produtos Turísticos

  • O MercadoViagens.com não se responsabiliza por conteúdo gerado por terceiros. Lei 12.965/2014 Arts. 18 e 19.
  • Pacotes turísticos, roteiros e viagens são publicados por usuários não vinculados ao MercadoViagens.com
  • Todas as informações, imagens, ofertas e tarifas dos pacotes de viagens são de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • O MercadoViagens.com não intermedia ou participa de qualquer etapa das negociações entre anunciantes e clientes.
  • O licenciamento de eventuais fotos e textos de autoria de terceiros é de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • Tarifas turísticas sujeitas a disponibilidade e câmbio turismo. Consulte sua operadora turística. Pacotes turísticos sujeitos a disponibilidade.