As maravilhas do Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é um dos locais mais exóticos e um dos destinos turísticos mais emocionantes da América do Sul. A pequena tira avermelhada indicada no mapa ao lado(Fonte: Wikipedia), extende-se por cerca de 1000 KM, do Perú ao Chile, com sobreposição no sudoeste da Bolívia e noroeste Argentino.

Foto: Frodosleveland / Wikipedia

 

 

É o deserto mais seco do mundo, sendo mais inospitável até que o Deserto do Sahara.

O que um lugar desses poderia oferecer ao turista?

A resposta curta é : Muita aventura e cenários de tirar o fôlego!

Agora a resposta completa….

Em 2010 nosso amigo triatleta Alexandre Manzan, visitou o Atacama não só para curtir o espetacular cenário natural, como também para fazer treinos de “triathlon off road” no local. Compartilhamos com você algumas das imagens trazidas por ele dessa aventura!

Nota-se que em alguns trechos sequer parece ser um deserto! A verdade é que, conforme o mapa ilustra, o Atacama faz face ao Oceano Pacífico, e nele podem ser encontradas cachoeiras de água saloba.

Como visitar o Deserto com segurança e (um certo) conforto?

O turista que não deseje acampar ou arriscar-se no deserto deve chegar a San Pedro de Atacama. A pequena cidade fica a 1670 KM ao norte de Santiago do Chile, e o turista pode escolher duas rotas principais: via Argentina ou via Chile. Falaremos brevemente da rota via Chile.

A melhor forma de chegar a San Pedro de Atacama é chegando a Santiago do Chile e pegando um vôo da Lan Chile ou Sky Airlines com destino a Calama. O vôo direto leva cerca de 2 horas. De Calama a San Pedro são 170 KM e a viagem pode levar cerca de 3 horas, de acordo com a situação da estrada.

No site www.sanpedroatacama.com podem ser reservados hotéis e pousadas em San Pedro, além de contratar guias turísticos especializados. Caso você não tenha experiência com este tipo de viagem, recomendamos não aventurar-se na região sem um guia. Certifique-se de que o guia é confiável, buscando referências no hotel e em agências turísticas estabelecidas na cidade.

Existem pacotes turísticos pré-configurados?

Felizmente, sim! É possível adquirir pacotes turísticos para o Atacama, onde o roteiro foi pensado para o turista não ter que configurar a viagem por si só. Há muito para se saber sobre esta região fascinante. Não deixe de conferir alguns de nossos links sugeridos!

Links Sugeridos

 

Avisos Legais sobre Pacotes de Viagens e Produtos Turísticos

  • O MercadoViagens.com não se responsabiliza por conteúdo gerado por terceiros. Lei 12.965/2014 Arts. 18 e 19.
  • Pacotes turísticos, roteiros e viagens são publicados por usuários não vinculados ao MercadoViagens.com
  • Todas as informações, imagens, ofertas e tarifas dos pacotes de viagens são de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • O MercadoViagens.com não intermedia ou participa de qualquer etapa das negociações entre anunciantes e clientes.
  • O licenciamento de eventuais fotos e textos de autoria de terceiros é de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • Tarifas turísticas sujeitas a disponibilidade e câmbio turismo. Consulte sua operadora turística. Pacotes turísticos sujeitos a disponibilidade.