Hit enter after type your search item

A Amazônia é um lugar que surpreende o turista que desembarca nas terras do Norte do país. Além de uma natureza exuberante e destinos turísticos fascinantes ela ainda tem lendas típicas com histórias fantásticas que são contadas à beira do rio.

Nesta região há a Floresta Amazônica que se estende por vários países da América do Sul além do Brasil. Essa floresta já foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza e contar com uma riqueza imensa de fauna e flora.

Os igarapés confundem a mente com as copas das árvores que se fundem pelo reflexo das águas; árvores centenárias que recebem as águas das cachoeiras; macacos que surgem da floresta e invadem os barcos simples; botos que aparecem para o forasteiro novo; e um cruzeiro itinerario pelas águas escuras.

O mais interessante é que o turista pode voltar quantas vezes quiser, pois sempre há uma atividade nova para fazer no território amazônico. Este bioma brasileiro é tão imenso que ocupa não apenas o Amazonas, mas os estados do Pará, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e alguns trechos do Maranhão.

Para facilitar a vida de quem deseja fazer uma viagem para a Amazônia fizemos uma seleção dos destinos mais fascinantes que essa região possui. Confira!

Cachoeiras de Presidente Figueiredo

Essas cachoeiras estão distante cerca de 133 quilômetros de Manaus, mas uma visita vale muito a pena. Enquanto o passeio está sendo realizado é possível contemplar algumas das mais belas quedas d’água existentes como a Cachoeira de Iracema, as corredeiras do Rio Urubuí e a Queda do Santuário.

Encontro das Águas

Dois importantes rios da Amazônia se encontram e formam um verdadeiro espetáculo. O encontro do rio Negro com o Solimões é algo que não pode ser perdido devido tamanha beleza. A aventura se inicia no Porto Flutuante de Manaus com um barco que navega em frente a orla manauense.

Deste ponto é possível admirar a ponte do rio Negro e as casas de palafitas. Enquanto o trajeto está sendo efeito todas as informações mais importantes são narradas pelo guia quanto ao roteiro que segue toda a excursão.

O passeio continua pelo rio Negro seguindo na sua margem esquerda tomando a direção do encontro das águas que é um dos mais belíssimos patrimônios naturais que a Amazônia possui. É impressionante ver como estes rios correm em paralelo sem que as águas dos mesmos se misturem.

Museu do Índio

O local é dividido em seis salas e conta com um acervo de adornos, redes e objetos que são utilizados nos rituais de música e dança dos índios nativos da Floresta Amazônica. Um deles é o tipiti que é um artefato feito de palha que é utilizado para a extração do tucupi ma mandioca-brava.

Para quem tem interesse em conhecer um pouco mais do universo do início este é um destino que vai impressionar. O museu fica aberto somente de segunda a sábado e é preciso pagar ingresso para poder visitar. Mas com certeza vale muito a pena.

Seringal Vila Paraíso

Este lugar foi construído no ano de 2002 para que pudesse servir de cenário para um filme, “A Selva”, que reproduz a Vila Humaitá no fim do século 19. Era nesta época que a borracha era uma importante atividade econômica existente na região.

Ao realizar uma visita com o guia o turista pode conhecer todos os estágios existentes para produzir a borracha a partir das seringueiras. Também é possível ter mais detalhes quanto ao cotidiano dos trabalhadores. Com certeza este é um dos destinos turísticos mais fascinantes da Amazônia com um alto nível de aprendizado.

Parque Januari

Este parque está localizado no rio Negro a cerca de 45 minutos de Manaus no trajeto feito a barco. Nele estão concentrados vários ecossistemas existentes na região. Sua área possui matas com terra firme, igapós e várzea.

Os turistas ainda podem aproveitar para fazer um passeio de canoa através dos igapós entre as pequenas árvores com cipós que é a vegetação típica deste ecossistema. Ao chegar no Lago das Vitórias-Régias tem uma passarela que permite que o visitante conheça essa belíssima flor amazônica. Com certeza este é um dos destinos turísticos mais fascinantes da Amazônia.

Praia da Ponta Negra

Essa praia fluvial está localizada no rio Negro, em suas margens. Originalmente ela foi habitada pelos índios Manaó que escolheram o nome de Manaus para a cidade. Atualmente, sua infraestrutura é ótima e é um dos destinos turísticos mais fascinantes da Amazônia.

O turista que deseja se divertir e ver diversas apresentações artísticas tanto de âmbito nacional quanto internacional fica maravilhado com essa praia. Além do mais, há uma boa quantidade de restaurantes e de estacionamento na localidade que garante mais praticidade.

Resumindo…

O Brasil é um país riquíssimo em belezas naturais que encantam turistas de diversas partes do mundo. Prova disso é à região amazônica que possui uma exuberante natureza que encanta aos turistas.

Diversos destinos turísticos mais fascinantes da Amazônia podem ser vistos como suas cachoeiras e parques, por exemplo.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar