Amazonat Jungle Lodge Manaus

O complexo Amazonat fica numa privilegiada localização próxima a ecossistemas virgens ricos em fauna e flora. Ao sul estão os rios Amazonas e Preto da Eva e ao norte o rio Urubu. Nossa reserva tem mais de 5 mil hectares de mata virgem primária e mais ou menos 800 hectares de floresta secundária . O objetivo é dar aos nossos hóspedes a oportunidade de viver intensamente a Amazônia. Nós oferecemos acomodações em diversas localizações para que os hóspedes possam aproveitar experiências variadas cercados de diferentes ecossistemas.

Nossa base, o Amazonat Jungle Lodge, fica numa clareira de terra firme na floresta secundária, com muitas opções de lazer para os hóspedes aproveitarem. Jane’s Place, nosso acampamento de sobrevivência na selva, fica em meio a uma floresta primária, deixando a exploração profunda da selva para os mais aventureiros. Em breve, vamos inaugurar o Amazonat River Lodge que vai oferecer acomodações tranqüilas nas margens dos rios.

Visitantes podem ficar em uma ou mais das nossas localidades e escolher o pacote que melhor servir seus interesses e período de estadia. Nós também ficaremos felizes em ajudar você preparando um pacote personalizado, para servir os interesses individuais dos nossos hóspedes.

A As construções no Amazonat seguem a FSC (Forest Stewardship Council), rotulada de “madeira inteligente” .

[email protected]

www.amazonat.com.br

 

Jane’s Place

Construído numa linda clareira no meio da floresta primária, Jane’s Place, nosso acampamento de sobrevivência na selva, traz aos hóspedes um contato mais próximo com a floresta tropical e seus habitantes. Visitantes têm a oportunidade de passar a noite e ter a experiência de conhecer este fascinante ecossistema de dia e de noite. Ansiosos trilheiros podem ficar no acampamento antes de continuar com a exploração profunda da selva, enquanto os visitantes aproveitam o almoço antes de retornar para o Amazonat Jungle Lodge. Jane’s Place fica a 2 km do acampamento principal ou cerca de 2 a 3 horas de caminhada.

Jane’s Place lé construído no estilo nativo local com paredes abertas e telhado feito de 1500 folhas de palmeiras. A estrutura básica é feita com Acariquara – Minquartia guianensis (ferromadeira), madeira reconhecida por ser resistente a cupim e ter a expectativa de vida maior que 100 anos. Jane’s Place é construído seguindo as normas estabelecidas pela FSC (Forest Stewaedship Council) “madeira inteligente”, como todas as outras construções do Amazonat. O acampamento é cercado com a água preta de igarapé, ideal para um mergulho refrescante depois de sua caminhada pela selva.

Atividades

Todas as atividades em terra são feitas dentro da nossa reserva, enquanto as atividades nos rios ocorrem nos rios próximos. Como no complexo ecológico, nós somos especialmente cuidadosos em fazer todas as expedições com conservação e ecologia em mente. Os grupos são pequenos, normalmente montados de 4 a 6 pessoas, sendo 8 o número máximo permitido. Deste modo, nosso guia pode se adaptar aos interesses do grupo e suas aptidões físicas, além de preservar plantas e animais, mantendo a perturbação mínima possível. Nossos guias especializados estão dispostos a dividir suas paixões pela Amazônia com você e mostrar o melhor do que eles vivenciam todos os dias. Os guias são instruídos para mostrar a floresta tropical de uma maneira não-destrutiva. Exigimos o mesmo de nossos hóspedes e sempre lembramos “leve somente lembranças (e fotografias) e deixe somente pegadas”. Nós asseguramos que você vai embora com inesquecíveis lembranças e impressionantes fotografias!

Caminhada na Selva e habilidades de sobrevivência

Aventure-se na exuberante vegetação verde da floresta tropical primária e deixe essa beleza envolver você. Todos os seus sentidos vão ser recompensados assim que você for cercado com sinais, sons e cheiros da floresta tropical. Sob a experiente instrução dos nossos guias, você vai ver a floresta tropical com diferentes olhos assim que for penetrando neste ecossistema e as plantas e animais que nele habitam. A indistinguível vegetação se torna uma verdadeira caixa de ferramentas nas mãos do nosso guia, ao passo em que ele aponta plantas usadas em comidas, medicina e ferramentas, todos essenciais para a nossa sobrevivência. Você ficará impressionado como este mundo aparentemente estranho toma uma face familiar conforme seu guia aponta seus habitantes naturais. Incríveis espécies habitam essa floresta tropical incluindo antas, onças-pintadas, macacos aranhas, tucanos e sapos folha, para nomear somente poucos. A necessidade urgente de preservar a floresta tropical torna-se cada vez mais evidente conforme você percebe riqueza que este tesouro guarda, o qual continua a espera para ser descoberto e estudado.

Caminhadas na selva começam no nosso acampamento principal, Amazonat Jungle Lodge. Os passeios atravessam a floresta primária por 2 -3 horas para chegar ao Jane´s Place, nosso principal acampamento de sobrevivência na selva. Dependendo do pacote escolhido, hóspedes poderão almoçar no local e continuar a exploração na selva e as técnicas de sobrevivência antes de retornar para o Amazonat Jungle Lodge, ou dormir no local para experimentar a noite no meio da floresta tropical e observar os habitantes noturnos antes de continuar a profunda exploração na selva no dia seguinte. Os hóspedes também podem escolher entre dormir em redes na floresta aberta caso seja de sua preferência.

Caminhada noturna na selva

Junte-se a nós para uma caminhada à noite em meio a floresta primária para conhecer seus habitantes noturnos. Escutem a dissonância dos sons emitidos pelos sapos, cigarras e outros habitantes da floresta, enquanto nós mesmos procuramos por tarântulas e outros répteis noturnos. Falcão noturno, cobras e sapos são alguns animais que podem ser vistos. Fungos florescentes são outra curiosidade da floresta tropical. Essa caminhada começa no Amazonat Jungle Lodge e leva cerca de uma hora e meia. Esta atividade é geralmente marcada para o dia de chegada. Também ser repetida em outras noites caso seja de sua preferência.

Trilhas na selva

Amazonat Jungle Lodge possui 3 opções de trilhas de caminhada bem marcadas, conectando o complexo com o Jane’s Place , nosso principal acampamento na selva. Aproximadamente 8 km de trilhas atravessam a floresta primária onde você estará cercado por enormes árvores e vegetação rica em flora. Cada trilha leva cerca de 2-3 horas e pode ser combinada com outras trilhas de circuitos longos. Todas as trilhas são realizadas com um guia ou independentemente (somente depois de consulta e orientação). Trilhas são mais bem adaptadas para hóspedes de longas estadias ou interessados, particularmente, em trilhas na selva. Hóspedes precisam levar mapas da trilha e um GPS fornecido pela recepção. Amazonat Species List está também disponível. Usando mapa, painéis encontrados durante a rota e/ou GPS, os hóspedes podem seguir essas trilhas. Uma vez que as coordenadas GPS de cada painel são detectadas, estas são facilmente encontradas. Trilheiros independentes devem sempre ficar em grupos de no mínimo duas pessoas, fazer contato com a recepção antes da partida e depois da chegada, assim como indicar cada trilha que será percorrida e a estimativa de tempo de retorno ao complexo. Para a proteção e segurança da floresta tropical, hóspedes não devem sair dos caminhos das trilhas. Um almoço no Jane´s Place pode ser fornecido a todos que desejam fazer a trilha do dia todo.

Caminhada radical na selva

Somente para os extremamente aventureiros, esse passeio leva você para o coração da floresta primária ne te ensina a sobreviver como um real nativo. Te mandamos para a selva com nosso mais experiente guia com apenas uma rede e um pequeno pacote de emergência (arroz, café, açúcar e biscoitos energéticos). Com o guia, você vai sobreviver com o que encontrar na floresta (ervas e plantas comestíveis), peixes do riacho e construir seu próprio abrigo. Este passeio não faz parte de nenhum pacote e é somente disponível via ajuste prévio. O grupo precisa de 4 pessoas e deve ser reservado 4 meses antes para no mínimo duas noites e no máximo sete. Uma verdadeira e única experiência!

Passeio nos Rios

O Amazonat oferece aos hóspedes a única oportunidade de visitar 3 diferentes rios, cada um com característica e ecossistema únicos. Os específicos rios visitados dependerão do pacote selecionado, com estadias de longos períodos tendo a oportunidade para a mais completa e variada experiência.

Rio Amazonas

Navegando pelo rio Amazonas abaixo, tem-se a sensação única da proporção completa e do volume de água que ele possui. Viajando pelo rio, hóspedes podem admirar a vegetação, o bando de pássaros e peixes que o habitam e, na época de chuvas, (janeiro a maio) admirarem o mais largo lírio d’água, Vitória amazônica, com folhas que podem medir 2 metros de diâmetros. Inesperados visitantes podem ser inclusos neste passeio como iguanas e bichos-preguiça caso eles caiam na canoa! Localizar um golfinho ou boto rosa, ou no pôr do sol um caiman com seus dentes verdes e sua imobilidade enganadora, freqüentemente um dos pontos-auge do dia.

O Rio Amazonas é o conduto principal da região à medida que testemunha botes que transportam pessoas e cargas. Estas margens servem de lar para diversas vilas e fazendas de colheita e criação de gado. Eles vivem em conjunto num instável equilíbrio com a riqueza da fauna selvagem e vegetação da região. O desafio está em limitar a devastação e preservar o meio ambiente.

Rio Urubu

O Rio Urubu é um dos muitos rios de água preta da região Amazônica. Esta descrição pode estar equivocada, no entanto, à medida que a água nesses rios tem cor cristalina amarelo-marrom como chá. A baixa acidez da água resulta em uma baixa capacidade biológica para formas de vida. O bonito cenário oferecido por este rio, no entanto, compensa o mais relativamente escasso de vida animal. Juntos com a visita aos impressionantes igapós ou florestas flutuantes, este é o destino favorito do dia. Observe a luz do sol contínua através da cristalina água amarelo-marrom enquanto relaxa na areia branca da praia depois de um mergulho refrescante, é um dos muitos caminhos para aproveitar este rio.

Rio Preto da Eva

Este rio é também de água preta, mas oferece uma experiência diferente a do Rio Urubu. Os últimos 25 quilômetros deste rio possuem um ecossistema único na região. Neste ponto, as águas do Rio Preto da Eva e a escura corredeira do Rio Amazonas correm juntas criando dois tipos de planícies alagadas que atraem uma ampla diversidade de vida animal. Esta mistura de águas atrai os golfinhos cinza (tucuxi) e cor de rosa (boto vermelho) practically year round.

Outros passeios

Visitando as vilas locais

A maioria das comunidades na Amazônia está localizada nas margens dos rios ou em torno deles, tendo na agricultura e na pesca a subsistência para uma simples, porém honesta vida. Visitaremos diferentes vilas locais dependendo do rio onde estamos, e aprenderemos sobre seus hábitos e estilos de vida. As pessoas são sempre muito amigáveis e abertas. Quando visitarmos o Rio Urubu, vamos visitar a Vila de Lindóia (população por volta de 1.000 habitantes), onde vamos parar perto da escola local e clínica de suporte do Amazonat e ver como é o cultivo da mandioca. Quando fizermos o passeio pelo Rio Amazonas, iremos visitar a comunidade do Engenho (população por volta de 500 habitantes), uma pequena comunidade onde a maioria das vilas é envolvida em cultivo de abacaxi e cupuaçu. Aqui nós vamos também visitar a escola local aonde crianças chegam preferencialmente de botes escolares e não de ônibus. Vamos também observar a fazenda de criação de gado incluindo búfalo de água ao longo das margens de rios.

Observação de golfinhos e jacaré

Botos rosa e golfinhos podem ser vistos nos rios Amazonas, Preto da Eva e Urubu. Paciência e vigilância são recompensadas quando este bonito mamífero é localizado. Os botos rosa podem ser identificados pela cúpula na fronte que termina em um longo focinho, uma corcova ao invés de uma barbatana dorsal e sua inconfundível cor rosa O golfinho cinza ou tucuxi é menor e tem um triangular levemente curvado na barbatana dorsal, parecendo parente do golfinho marinho nariz de garrafa. Em águas altas ou estações chuvosas quando a presa está dispersa, golfinhos são freqüentemente vistos sozinhos ou em pares. Durante as águas baixas ou estações secas quando as presas estão mais concentradas, eles se reúnem em grupos de 15. Estes sensíveis e amigáveis animais vivem em harmonia com pessoas do Amazonas e seus afluentes por séculos.

Perto do anoitecer, os jacarés ou “caimans” ficam ativos. Quando se banham de luz, o vermelho refletido pelos seus olhos denuncia sua localização e nos fazem acreditar que estão hipnotizados. O guia pode capturar um pequeno com suas mãos para que você o veja de perto enquanto pode também aprender mais sobre este animal pré-histórico. O caiman então é gentilmente retornado para a água sem danos.

Observação de pássaros

Um terço das espécies de todo o mundo pode ser encontrado na Floresta Amazônica, muitas destas ainda precisam ser catalogadas. Os arredores intactos do Amazonat oferecem aos hóspedes a oportunidade única de observar a abundância de pássaros. Existem 800 espécies registradas de pássaros na nossa região, fazendo disso um local ideal para os amantes de pássaros. Em 2006, alguns hóspedes do Amazonat localizaram cerca de 200 espécies em apenas 3 dias! Pássaros podem ser observados tanto nos passeios pela selva quanto nos passeios pelo rio. A observação de pássaros varia conforme a estação com estações chuvosas (jan-jun) exibindo uma maior circulação de pássaros conforme eles trocam de um local para outro, e a estação seca (ago-dez) exibe grande concentração de pássaros conforme os rios secam. Se a observação de pássaros é sua paixão, avise-nos para que seu guia possa te alertar para nossa última descoberta. Por exemplo, recentemente identificamos um ninho de Gaviaó Real no Amazonat, a 30 minutos do Amazonat Jungle Lodge. Este grande pássaro em risco de extinção é raro e o sonho de muitos observadores de pássaros. O outro ninho mais próximo fica a 1.000 quilômetros! Esta águia retorna ao seu ninho todo ano perto de outubro onde um novo filhote nasce e é alimentado por 40 dias antes de deixar o ninho.

Encontro das águas

Este é o nome dado para o ponto onde as águas escuras das corredeiras do Rio Solimões se encontram com as águas negras do Rio Negro para então formar o Rio Amazonas. Os dois rios correm juntos por milhas sem se misturar. O modo como eles se formam nos dá a impressão de que eles dançam envoltos um do outro. O Encontro das Águas (também conhecido como Casamento das Águas) fica a poucos metros de Manaus. Dependendo do pacote escolhido, o hóspede poderá ter a oportunidade de visitar o Encontro das Águas também no dia de chegada ou partida. Esta visita é oferecida com todos os nossos pacotes.

Manaus e o Teatro Municipal

Manaus é uma cidade-porto fascinante e agitada com essa atividade especialmente no centro comercial da cidade. Esta amável cidade possui mais de 1,5 milhões e é o maior centro de distribuição para as áreas de rios do alto Amazonas. Manaus é conhecida por sua magnífica neoclássica obra do Teatro Municipal, que parece estar fora deste ambiente tropical. Construído nos anos 1800 no auge da borracha, o teatro se estendeu como testemunha ao tempo quando Manaus era uma das mais ricas cidades do mundo. Dependendo do pacote, os visitantes poderão ter a oportunidade de visitar Manaus no dia de chegada ou partida. A visita para o Teatro Municipal e sua área ao redor estão incluídas em todos os nossos pacotes. O Teatro Municipal de Manaus tem concertos todo o ano com muitos festivais internacionais de música renomados (Festival de Ópera em abril, Festival de Jazz em Julho, etc). Se você é amante da música, pode querer adicionar alguns dias a sua visita à Amazônia para tirar proveito desses programas.

 
Consulte seu agente de viagens para obter dados atuais de disponibilidade e as últimas tarifas.
 

Avisos Legais sobre Pacotes de Viagens e Produtos Turísticos

  • O MercadoViagens.com não se responsabiliza por conteúdo gerado por terceiros. Lei 12.965/2014 Arts. 18 e 19.
  • Pacotes turísticos, roteiros e viagens são publicados por usuários não vinculados ao MercadoViagens.com
  • Todas as informações, imagens, ofertas e tarifas dos pacotes de viagens são de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • O MercadoViagens.com não intermedia ou participa de qualquer etapa das negociações entre anunciantes e clientes.
  • O licenciamento de eventuais fotos e textos de autoria de terceiros é de inteira responsabilidade do autor do conteúdo.
  • Tarifas turísticas sujeitas a disponibilidade e câmbio turismo. Consulte sua operadora turística. Pacotes turísticos sujeitos a disponibilidade.